O que é um Teste de Segurança? Tipos e Exemplos Cyber Segurança e LGPD

Por exemplo, em 2021, o governo federal dos EUA (link externo à ibm.com) solicitou as empresas a uso de testes de penetração para defenderem-se contra os crescentes ataques de ransomware. As ferramentas de teste de segurança tornam mais fácil verificar se as informações armazenadas no aplicativo móvel, no dispositivo e na plataforma são 100% seguras. Os testadores também têm a opção de escolher entre uma variedade de ferramentas desenvolvidas para otimizar os curso de teste de software em aplicativos. Os testes de segurança de rede têm como objetivo identificar vulnerabilidades e falhas de segurança em redes de computadores. Esses testes podem ser feitos tanto em redes internas, como em redes externas, para garantir que todas as conexões e dispositivos estejam protegidos. Outra vantagem dos testes de segurança automatizados é que eles podem ser facilmente repetidos e agendados para serem executados regularmente.

A realização de testes de segurança é um processo bem importante dentro do desenvolvimento seguro. Em seu processo de teste, ela pode atuar como um grande hub de integrações, permitindo que empresas que já tenham suas ferramentas de testes possam centralizar estes dados e informações geradas em uma plataforma central. O relatório normalmente descreve as vulnerabilidades que eles encontraram, descobertas que usaram, detalhes sobre como eles evitaram os recursos de segurança e descrições do que eles fizeram enquanto estavam dentro do sistema.

A importância dos testes de segurança em aplicativos

Os cibercriminosos têm trabalhado para refinar suas ferramentas e técnicas e aproveitar cada vez mais a automação para realizar ataques de forma mais rápida e em escala. Testes regulares de segurança de rede podem ajudar as organizações a identificar vulnerabilidades novas e anteriormente não descobertas em suas redes. Ao fazer isso, eles podem corrigir essas vulnerabilidades e fechar a segurança da API antes que possam ser exploradas por um invasor. Com a crescente ameaça de ataques cibernéticos, é fundamental que as empresas implementem medidas eficazes de segurança para proteger suas informações. Entre essas medidas, está a realização de testes de segurança automatizados, que podem trazer diversos benefícios para as empresas. Os testadores de penetração geralmente iniciam a procura pelas vulnerabilidades listadas no Open Web Application Security Project (OWASP) Top 10 (link externo à ibm.com).

Os testes de segurança digital são ferramentas fundamentais dentro de qualquer empresa. Principalmente para as que possuem uma presença mais forte no online, tanto para vendas, quanto na dinâmica de trabalho. Com a chegada da LGPD é importante ressaltar que um só tipo de teste de segurança, ou simplesmente um teste automatizado, não é o bastante para assegurar que os dados estão seguros.

Secure By Design em ASPM – Como as ferramentas se integram ao processo

Ao contar com serviços especializados de consultoria para automação de testes, as empresas podem reduzir erros comuns cometidos por profissionais menos experientes. Os consultores podem identificar áreas de melhoria no processo de automação de testes e ajudar a criar um plano de implementação mais eficiente. Isso pode resultar em uma redução significativa do tempo necessário para implementar a automação de testes. Para identificar possíveis vulnerabilidades, as ferramentas de SAST usam a presença ou a ausência de código ou de manipulação de dados específicos para determinar se há ou não presença de vulnerabilidades. E isso é uma de suas grandes vantagens, pois permite escalar uma operação de testes, mas também permite uma série de falhas, mostrando falsos positivos, ou pior, deixando passar falsos negativos. Muitos especialistas e autoridades em segurança cibernética recomendam testes de penetração como uma medida de segurança.

Portanto, é necessário envolver o teste de segurança no ciclo de vida do SDLC (Ciclo de Vida do Desenvolvimento do Sistema) nas fases anteriores. A prática da segurança da informação baseia-se em princípios com décadas de existência que estão em constante evolução, estabelecendo padrões para a segurança dos sistemas de informação e a mitigação de riscos. Uma ferramenta notável nesse contexto é o “Confiável”, https://mundo-nipo.com/tecnologia-e-ciencia/29/02/2024/teste-de-software-como-se-tornar-um-analista-de-qa/ uma plataforma que oferece serviços para verificar a segurança de sites. Este teste de penetração simula um ataque cibernético de uma fonte maliciosa, demonstrando a vulnerabilidade dos sistemas de proteção instalados nos computadores e dispositivos móveis, como aparelhos celulares, notebooks e tablets. Além dos programas de antivírus, ferramentas gratuitas podem te ajudar a saber se um link é seguro ou não.

Google

Se houverem pontos fracos, eles são rapidamente corrigidos, permitindo assim que o processo de criação da aplicação continue. Ao usar este site, você concorda com o processamento de dados pelo Google na forma e para os fins indicados. Neste caso, outros comandos poderiam ser executados, permitindo que o atacante capturasse ou alterasse outras informações. Informações sensíveis desnecessáriasSugira que sejam salvas somente as informações realmente necessárias. Dessas que forem salvas, verifique se sua aplicação exibe ou retorna somente as que necessita.

  • No contexto da segurança da informações em aplicações da Web, o teste de invasão é muito usado para aprimorar o firewall de uma aplicação da Web (WAF).
  • Os resultados de uma avaliação determinam a eficácia dos controles de segurança adotados.
  • Ao encerrar nossa exploração no reino de teste de segurança, fica claro que não é apenas uma caixa de seleção na lista de tarefas de desenvolvimento; é uma necessidade fundamental para proteger paisagens digitais.
  • A verificação do histórico de um domínio pode revelar informações cruciais sobre a confiabilidade de um site.
  • É normal que, enquanto navegam pela web normalmente, os usuários deixem rastros que podem ser utilizados por golpistas ou outros internautas maliciosos.
icons8-exercise-96 challenges-icon chat-active-icon chat-active-icon